Conforme divulgado no final de julho, a ANP confirmou que alterará a sua metodologia de divulgação dos preços dos combustíveis líquidos, de forma que, desde o último dia 23/08/2020, deixou de divulgar os preços de compra dos postos de combustíveis semanalmente e individualmente, ou seja, por posto e por distribuidora.
Com a introdução da nova metodologia de divulgação, baseada na média ponderada, os postos revendedores e os consumidores de combustíveis não terão mais a possibilidade de comparar os preços de compra praticados por distribuidoras em relação aos postos revendedores e os preços de venda praticados pelos postos em relação aos consumidores, elevando os custos informacionais de acesso e comparação de preços.
Desde meados de julho, a AbriLivre já vem conversando com a ANP sobre este tema e encaminhará nos próximos dias ofício a esta Agência apontando os problemas gerados por essas alterações e requerendo a revisão dessa medida, exatamente por entender serem, de um lado, prejudiciais aos interesses dos clientes (postos revendedores de combustíveis e consumidores finais) e, por outro, por não resolverem os problemas de colusão tácita levantados pela ANP e utilizados por ela para justificar referida mudança.