No final de 2022, quando havia o impasse quanto à manutenção da isenção da PIS e da COFINS sobre os combustíveis, foram verificados aumentos nos preços dos combustíveis ou não entrega de combustíveis por parte de algumas distribuidoras. Naquela ocasião, denunciamos essas práticas às autoridades, porém nada foi feito em relação às distribuidoras, mas apenas a abertura de investigações de cartel contra alguns postos revendedores de combustíveis que aumentaram seus preços aos consumidores.
Hoje, 27 de fevereiro de 2023, um dia antes do fim da desoneração da PIS e da COFINS, prevista na Medida Provisória nº 1.157, de 1º de janeiro de 2023, vimos novamente a público fazer um ALERTA às autoridades competentes e aos consumidores brasileiros de que, segundo informações recebidas de nossos associados, algumas distribuidoras, bandeiradas e sem bandeira, já elevaram os preços dos combustíveis cobrados dos postos em mais de R$ 0,30 ou estão deixando de entregar combustíveis aos postos.
Lamentamos esse tipo de prática por parte das distribuidoras, pois os postos dependem delas para comprar gasolina e diesel e, até mesmo, etanol para fornecer esses combustíveis aos consumidores brasileiros. Aguardamos ações firmes das autoridades competentes para impedir e punir os responsáveis por tais práticas.
Permanecemos à disposição para apresentar quaisquer informações adicionais que se fizerem necessárias.
Atenciosamente,
AbriLivre – Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres