Sobre
Representamos os interesses comuns de revendedores de combustíveis automotivos (bandeirados ou sem bandeira) de todo país. Para isso, nossa missão é garantir um mercado livre e competitivo, que tenha como princípios norteadores a eficiência econômica, práticas concorrenciais leais, transparentes e isonômicos e a defesa dos direitos dos consumidores finais.
A entidade foi constituída em março de 2019 por revendedores de combustíveis automotivos que estavam cansados das distorções concorrenciais existentes no mercado e criadas pela regulamentação da ANP e práticas comerciais abusivas, discriminatórias e não transparentes de alguns agentes dos elos da distribuição e da própria revenda, que prejudicavam a competitividade, eficiência e concorrência leal e justa dos postos revendedores que exercem suas atividades honestamente.
Missão:
Representar os interesses dos postos revendedores de combustíveis automotivos honestos de todo o Brasil, assim como dos seus clientes e consumidores.
Visão:
Ser um canal direto com os revendedores de combustíveis automotivos e seus clientes e consumidores, defendendo a livre e ampla concorrência e iniciativa de contratar e exercer uma atividade econômica de forma honesta, leal e competitividade, preços de mercado e combustíveis de melhor qualidade.
Valores:
1. Competitividade.
2. Defesa do consumidor.
3. Ética.
4. Honestidade.
5. Isonomia.
6. Livre concorrência.
7. Livre iniciativa.
8. Preços de mercado.
9. Qualidade.
10. Segurança.
11. Transparência.
Nosso objetivo
O objetivo da AbriLivre é exercer essa liderança por meio do diálogo e sempre seguindo os valores da ética, transparência e verdade. Apesar de termos uma diretoria profissional, formada por pessoas do mercado sem qualquer vínculo, direto ou indireto, com a atividade da revenda, somos uma associação formada e gerida por nossos associados, revendedores de combustíveis, com espaço aberto para ouvir e agir em nome e defesa dos interesses e direitos dos revendedores brasileiros, bandeirados e sem bandeira.
O que defendemos
1. O fim da tutela regulatória de fidelidade à bandeira.
2. A existência de políticas de preços e descontos claras, transparentes e isonômicas pelas distribuidoras de combustíveis.
3. Regulamentação dos contratos de exclusividade, objetivando impedir cláusulas leoninas e abusivas.
4. Liberdade de compra de combustível comum por qualquer posto, bandeirado ou não bandeirado, junto a qualquer distribuidora, independentemente de ser ou não titular da marca ostentada pelo posto (“Bombas Livres”).
5. Venda e compra direta de combustíveis automotivos por produtores aos revendedores.
6. Maior atuação da ANP na fiscalização da qualidade dos combustíveis e de falhas de abastecimento e efetividade na aplicação das sanções a infratores.
7. Maior atuação e efetividade das autoridades públicas no combate à sonegação e práticas anticompetitivas, desleais e abusivas dos agentes instalados nos diferentes elos da cadeia brasileira de combustíveis automotivos.
8. Maior concorrência nos elos da produção e distribuição de combustíveis automotivos.
9. Tratamento isonômico em termos de transparência de preços e políticas comerciais entre os agentes dos diferentes elos da cadeia brasileira de combustíveis automotivos.
10. Proteção e defesa dos interesses dos consumidores de combustíveis automotivos.
O que somos contrários
1. Qualquer prática que prejudique ou engane os consumidores.
2. Sonegação de tributos.
3. Adulteração de combustíveis.
4. Verticalização na cadeia que eleve barreiras à entrada, crie monopólios ou oligopólios e prejudique a concorrência e competitividade de pequenos e médios empreendedores, assim como os interesses e direitos dos consumidores.
5. Práticas discriminatórias, abusivas e desleais por parte de qualquer agente da cadeia brasileira de combustíveis automotivos.
6. Práticas que prejudiquem a livre concorrência, livre iniciativa, competitividade e eficiência econômica.
governança
A AbriLivre foi criada com o intuito de ser uma associação regida com base na transparência total de suas ações, contas e interesses.
O Conselho de Administração da AbriLivre, composto apenas por associados eleitos em Assembleia Geral, é responsável pela pela fiscalização das contas e das ações da Diretoria Profissional, assim como pela definição e recomendação das diretrizes e posicionamentos a serem adotados pela Associação, os quais são deliberados e aprovados pela Assembleia de Associados.
O nosso Conselho de Ética, cujos conselheiros são eleitos em Assembleia Geral, é responsável pela elaboração e definição das normas e regras éticas que regem as ações dos Associados, Conselheiros, Diretoria, Colaboradores, Parceiros e Fornecedores da AbriLivre, no âmbito das ações da Associação.
A Diretoria Executiva, constituída por profissionais de mercado contratados e remunerados, sem qualquer vínculo direto ou indireto com a atividade de revenda de combustíveis automotivos, é responsável pela execução das ações e diretrizes definidas pela Assembleia Geral de Associados e pela gestão e administração do dia a dia da AbriLivre.
Nos orgulhamos por ter criado uma estrutura de governança moderna e profissional onde nossos Associados têm participação ativa e direta nas tomadas de decisão das diretrizes e ações a serem adotadas e seguidas pela Diretoria Executiva, com plenos poderes para destituir a qualquer tempo os integrantes dessa diretoria quando não executam satisfatoriamente as atividades de sua competência e para as quais foram contratados.
Temos criado ainda uma rede de Parcerias que garantem a nossos Associados a prestação de serviços indispensáveis para a sua atividade econômica de forma gratuita ou com descontos, como, por exemplo, serviços jurídicos, de contabilidade, ambientais, crédito entre outros.
Não exigimos de nossos Parceiros e muito menos de nossos Associados qualquer tipo de exclusividade, pois defendemos a liberdade plena de contratar.