Abrilivre I Notícias Abrilivre
Comunicado de Apoio e Esclarecimentos sobre Preços Abusivos
22/01/2021
por

A ABRILIVRE se solidariza e apoia a manifestação do Presidente do Sindicombustíveis – DF (link) de repúdio à Representação movida pelo Deputado Chico Vigilante junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, pela qual requer a abertura de processo administrativo para investigar possível prática de “preços abusivos” por parte dos postos de combustíveis do Distrito Federal.

 

Conforme explicado pelo i. Presidente do Sindicombustíveis – DF, assim como pela i. Secretária Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), em seminário realizado pela ITALCAM, em novembro de 2020 (link), vivemos em uma economia de mercado onde, segundo a Constituição Federal, os preços são livres e para a configuração da prática de preço abusivo é fundamental a verificação da estrutura de preços em ao longo de toda a cadeia.

 

E, nesse caso, é de notório conhecimento, inclusive já apontado por diversas vezes pelo próprio CADE, que a Petrobras detém, no Brasil, o monopólio do refino do petróleo e, consequentemente, da venda de gasolina A e diesel A às distribuidoras. Também é de conhecimento notório que as três principais distribuidoras do país detêm, conjuntamente, o controle de quase 70% do mercado brasileiro de distribuição de combustíveis assim como, a partir de contratos de exclusividade, fixam de forma abusiva e discriminatória os preços dos combustíveis adquiridos pelos revendedores de combustíveis e revendidos por esses aos consumidores finais, com margens baixíssimas.

 

Assim, para verificar quem realmente pratica preços abusivos aos consumidores, basta investigar as práticas comerciais e de preço da Petrobras e das principais distribuidoras de combustíveis, as quais tiveram nos últimos anos aumento considerável de receita, mesmo com redução no volume comercializado, no caso das últimas e, consequentemente, de seus lucros.

 

 

 

 

 

Publicado em

Você também pode se interessar por…

Share This