Marcelo Castilho vai exercer o cargo de diretor substituto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com a saída de Aurélio Amaral, que conclui nesta sexta (27) seu mandato na diretoria da agência.
Marcelo Castilho é servidor da ANP e exerce o cargo de Superintendente de Desenvolvimento e Produção. Ele assume como substituto até a indicação de um nome para o lugar de Aurélio Amaral, pela Presidência da República. A nomeação precisa ser aprovada pelo Senado Federal.
Há dua semanas, Bolsonaro indicou o contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia para novo diretor-geral da ANP. Oficial da reserva da Marinha, Saboia era superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha.
Com as atenções legislativas voltadas à crise de saúde pública, as comissões do Senado não estão funcionando. Os nomes precisam passar pela Comissão de Infraestrutura (CI), onde os indicados são sabatinados. Em seguida, as nomeações são votadas no plenário da casa.
O diretor José Cesário Cecchi assumiu interinamente a Direção-Geral da ANP, após a saída de Décio Oddone. Com vaga deixada por Oddone, José Gutman, que já foi diretor da agência e fora escolhido como primeiro substituto, assumiu uma das cadeiras na diretoria. Felipe Kury e Dirceu Amorelli completam o colegiado.