A Petrobras começa a reduzir nesta terça (17) o efetivo presencial de funcionários administrativos, incluindo os que trabalham em unidades operacionais. Metade dos profissionais vão trabalhar de casa.
Segundo a empresa, a medida é preventiva e está alinhada às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para tentar conter a proliferação do novo coronavírus.
“A medida visa a contribuir com os esforços das autoridades para reduzir a circulação nos espaços públicos, mantendo as pessoas em suas casas”, disse a empresa em nota.
Na sexta (13) um funcionário da companhia foi diagnosticado com a doença covid-19 e a companhia determinou o cancelamento de viagens e o isolamento de quem retornasse de viagens do exterior. Agora, pais e mães de crianças em idade escolar, em cidades com aulas suspensas, também poderão trabalhar de casa, a partir de avaliação de um gestor.
“A Petrobras está avaliando diariamente a necessidade de novas medidas, com o suporte do comitê permanente criado para acompanhar a evolução do quadro de saúde mundial causado pelo novo coronavírus”, complementa a empresa.
A ANP também está indicando o home office para servidores com filhos com aulas suspensas, com doenças crônicas, gestantes e lactantes, com idade superior a 60 anos ou que morem com familiares que se enquadrem em quaisquer uma dessas situações. A agência já havia adiado todos os eventos e audiências públicas previstos.
“Também foram suspensos afastamentos em missões oficiais de servidores no Brasil e no exterior, exceto ações de fiscalização, assim como todas as participações de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos, a trabalho”, afirmou à ANP, em comunicado.